ATIVIDADES 2015/2016

1º PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

ACANTONAMENTO TOP 16 - FURNAS

RALLY PAPÁ FELIZ

HORA DE CHOCOLATINHO

AS MINHAS FÉRIAS DA PÁSCOA NO A.T.L.

Beatriz Santos – “Estas férias da Páscoa foram as minhas preferidas até agora.”

Mateus Raposo – “A caça aos ovos foi magnífica, os coelhos foram uns malandrecos, porque roubaram os ovos. ”

Laura Almeida – “A visita ao Chocolatinho foi deliciosa. ”

Duarte Vieira – “Adorei fazer as panquecas, estavam muito apetitosas.”

Teresa Pires – “Gostei de ir à biblioteca Daniel de Sá porque gostei da história que ouvi – Floresta de Água”

Gabriel Ribeiro - “Gostei de fazer os ovos mágicos.”

Filipa Santos -“ Gostei da tarde de cinema”

Inês Ribeiro – “Estou a gostar de estar no ATL (…) gostei de fazer a caça aos ovos com os meus amigos.”

Afonso Melo – “O ATL é fixe. gostei muito da visita ao Chocolatinho.”

Maria Clara – “Adorei ir ao Chocolatinho, ver o filme e comer pipocas.”

Margarida – “Gostei de fazer as panquecas e de fazer as experiências com o termómetro.”

SEMANA DAS EXPERIÊNCIAS COM O AR

C.A.S.A. RECEBE MENÇÃO HONROSA NOS HERÓIS DA FRUTA

O C.A.S.A. foi a única Instituição dos Açores a ser distinguida, com uma Menção Honrosa, no âmbito do projeto Heróis da Fruta, anunciada no dia 13 de abril, em cerimónia que decorreu no Centro de Prevenção da Obesidade Infantil, em Cascais

O projeto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável é uma iniciativa promovida pela APCOI (Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil) que, numa perspetiva educativa, procura mobilizar escolas, agrupamentos e instituições a educar para a Saúde.

O júri deste ano, que atribuiu uma Menção Honrosa ao C.A.S.A. pelo mérito e pela qualidade da letra do seu hino e do seu vídeo, foi constituído por nomes sonantes do panorama artístico português: João Gil, Mário Laginha, Maria João, Frankie Chavez, Marta Miranda (Oquestrada), maestro Mário Rui, o cantor infantil Carlos Vidal (Avô Cantigas), Ana Bacalhau, Filipe Pinto, Rita Redshoes, Carla Andrino, Ricardo Carriço, e as bandas Amor Electro, HMB e Quinta do Bill.

A edição de 2015/2016 contou com a participação de 438 hinos, mobilizando cerca de 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todo o país.

Este programa, no qual o C.A.S.A. participa desde 1ª edição, preconiza a ingestão diária das quantidades de fruta recomendadas pela OMS

(Organização Mundial de Saúde) e prevê a criação de um Hino que revele todo o envolvimento das crianças, dos seus Pais/Mães e Encarregados de Educação e da Instituição na iniciativa, e que ajude a memorizar, no fundo, aquilo que é uma prática saudável e a ser incentivada. Para além disso, o HERÓIS DA FRUTA – LANCHE SAUDÁVEL dá às crianças lições importantes sobre higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.

Com esta Menção Honrosa, única a ser arrecadada este ano no arquipélago, assume a sua Missão de continuar a educar em excelência e com práticas que possam ser replicadas nos agregados familiares, dando verdadeira forma à Educação. O C.A.S.A., dentro desta iniciativa, já foi contemplado como vencedor e com a visita do Pelicas, mascote do programa.

BEIJINHOS COM SABOR A CAFÉ

Foram distribuídos beijinhos com sabor a café. Obrigada pais pelo contributo.

AULA DE ZUMBA NO A.T.L.

DIA DA MÃE

CONCURSO DE MAIOS 2016

Dando corpo ao Projeto Educativo 2015-2018 “Igualdade de Género: da Reação à Ação”, os Maios alertam para a Igualdade de género dentro e fora da sala de aula.

Assim, pretende-se valorizar a tradição dos Maios aliando a sua realização a valores fundamentais da Cidadania.

1º LUGAR NO CONCURSO DE MAIOS

UMA GRANDE FAMÍLIA NUMA GRANDE C.A.S.A.

MODA TALENTO 2016

VIAJAR COM OS MEIOS DE TRANSPORTES…

Com os meios de transporte podemos dar a volta ao mundo:

De barco ou de navio vamos navegar pelos mares ou rios;

De avião vamos voar entre as nuvens;

de carro vamos circular nas ruas!

QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA!!!

E foi assim ao som de música clássica que nos divertimos a valer. Só precisamos de lenços de várias cores e boa disposição, depois foi ver a magia acontecer.

EXPERIENCIAS COM ÁGUA NO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Este ano, para celebramos o Divino Espirito Santo na nossa Instituição, propusemo-nos a honrar a memória e a tradição dos 136 anos de história do C.A.S.A..

Na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora o altar oferece-nos uma janela de espelho, convidando todos e todas a extrapolar a sua imagem refletida e a ir em busca do seu eu interior e de novos e diversos pontos de vista.

No chão da Capela é edificada a pomba, símbolo do Divino Espirito Santo, e os seus sete dons, que queremos que sejam base para a nossa conduta diária, sempre com o convite à auto análise e posicionamento do Outro.

Que a capacidade de análise, reflexão e reconstrução nos acompanhe na nossa ação diária com as crianças, com jovens, com as famílias, connosco.

Que todos sejamos capazes de ser espelhos ativos na missão da nossa C.A.S.A..

COM ESTE CALOR OS BEBÉS DELICIAM-SE NA PISCINA

BEBÉS SOBRE RODAS

ECOCÓDIGO 2015/2016

O Eco código do ano letivo 2015/2016 ressalva a importância da divulgação de hábitos que sustentem a utilização de práticas e ideais para uma mobilidade sustentável.

Estando a nossa Instituição sedeada numa das 9 ilhas dos Açores, com presença de diversos percursos pedestres com belezas naturais sem igual, gostaríamos de promover além, da mobilidade sustentável, a prática de desportos prazerosos que aliam o cuidado da saúde à preservação ecológica.

Esta beleza para ser conservada e promovida, necessita de um apelo ao bom senso de cada um e à mentalização do cuidado e preservação como espaços de e para todos.

Este apelo, passa pela divulgação destas diretrizes pela comunidade escolar e meio envolvente, de forma a todos poderem ter acesso as mesmas.

Surge ilustrado no Eco código através de um mapa da Nossa Ilha de S.Miguel, como se de um mapa turístico se tratasse. Este Mundo, responsabilidade de cada um de nós, deve ser preservado e cuidado evitando a sua degradação, apelando para hábitos sustentáveis e cada vez mais em prol do ambiente. Esta torna-se então a missão das nossas crianças: Somos Todos Responsáveis!

As ideias para a concretização deste trabalho surgiram através do diálogo com o grupo de crianças e da representação gráfica do tema por parte de cada criança.

As crianças participaram ativamente na materialização da ideia de sensibilizar todos os observadores deste trabalho.

Copyright © 2016 C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela - Todos os direitos reservados