ATIVIDADES 2021/2022

Triunfo dos Jovens no XV Torneio Regional de Futebol de Rua dos Açores

 

Nos dias 21, 22 e 23 de junho realizou-se, na Ribeira Grande, o XV Torneio Regional de Futebol de Rua, organizado pelo C.A.S.A. – Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, com a presença do promotor nacional, a Associação Cais, responsável pela iniciativa desde 2004.

 

Numa final muito renhida entre os jovens dos dois Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Ribeira Grande, o CDIJ Porto Seguro (da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande) e o CDIJ CASA, o torneio de 2022 ditou como vencedores a equipa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. Destaque, ainda, para o melhor guarda-redes, Gonçalo Pereira, do Centro Comunitário Cais do Remar, também da Ribeira Grande, e de Leandro Andrade como melhor marcador do torneio (CDIJ Porto Seguro).

 

A título excecional, foram atribuídos dois prémios Fairplay, a maior conquista nesta modalidade recreativa. As equipas da ARRISCA - Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores e da Alternativa – Associação contra as Dependências, considerando a forte resiliência demonstrada perante as adversidades, dentro e fora das 4 linhas, da união entre técnicos e jogadores, da sua determinação em participar em todas as fases do torneio, demonstrando excelência de conduta, compromisso e conciliação de energias para cumprirem todos os jogos, estes dois grupos superaram todas as expetativas e revelaram-se atletas de compromisso e de valores.

 

O C.A.S.A levou a cabo esta 15.º Edição do Torneio Regional no campo de futebol sintético junto ao Pavilhão Fernando Monteiro, instalações cedidas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. Esta iniciativa contou, ainda, com o patrocínio do Governo Regional dos Açores e, em particular, com o apoio da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, da Direção Regional da Juventude, entre outras instituições parceiras, como a Associação de Futebol de Ponta Delgada, a Associação de Planeamento Familiar e a Escola Secundária da Ribeira Grande.

 

A esta edição associou-se a referência desportiva regional, Inês Simas, jogadora da equipa feminina principal do Benfica, e Embaixadora do Torneio de Futebol de Rua Regional 2022. Inês Simas, a convite do CASA, marcou presença nos três dias do evento, dando o seu testemunho e incentivo aos participantes para que, tal como a Atleta do Benfica, não desistam dos seus objetivos.

 

Com a participação de 9 equipas, das ilhas do Faial e de S. Miguel, este ano o Torneio recebeu cerca de 150 participantes, vendo a organização alcançado o objetivo da iniciativa, o qual se refletiu nas atitudes de inclusão, camaradagem, flexibilidade e resiliência durante o torneio, auspiciando a que todos os que nele participaram se sintam munidos de mais e melhores competências pessoais e sociais perante a vida e os obstáculos que, por vezes, se encontram.

 

Terminado o Torneio Regional, o CASA prepara agora a constituição da seleção regional de jogadores que se evidenciaram ao longo do torneio, e a qual irá representar a Região Autónoma dos Açores, no Torneio Nacional que decorre em setembro.

 

O Futebol de Rua tem por principal objetivo o combate à fragilidade social, à pobreza e à exclusão e o C.A.S.A. mantém-se como promotor regional nos próximos 2 anos.

 

Resultados no final da competição:

 

1.º Classificado – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande – CDIJ Porto Seguro

2.º Classificado – C.A.S.A. Bernardo Manuel da Silveira Estrela – CDIJ CASA

3.º Classificado – Casa do Povo da Vila Franca do Campo – CDIJ Mosaico

Melhor Guarda-Redes – Gonçalo Pereira (Centro Comunitário CAIS DO REMAR)

Melhor Marcador – Leandro Andrade (Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande – CDIJ Porto Seguro)

Equipa Fairplay -  ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores & Alternativa – Associação contra as Dependências

 

 

SIMULACRO NO C.A.S.A.

CURSO BÁSICO DE PRIMEIROS SOCORROS

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

 

O C.A.S.A. – Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, adquiriu novos equipamentos informáticos que proporcionam um impacto na qualidade dos espaços e das aprendizagens digitais. Estes equipamentos são um forte contributo para a «Humanização e Transição Digital» que o panorama atual exige. O equipamento digital foi adquirido no âmbito do Apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

SUBSTITUIÇÃO DE PAVIMENTO

 

Substituição de «Pavimento de Segurança» do recreio do Edifício Sede com apoio Financeiro da CMRG, no âmbito do apoio às IPSS.

NOVAS ESTRUTURAS ADQUIRIDAS NO ÂMBITO DO PRORURAL+, FINANCIAMENTO FEADER

 

A Instituição C.A.S.A. - Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, implementa novas e adequadas estruturas no recreio exterior para as crianças das valências Jardim-de-Infância e Ateliê de Tempos Livres. Este equipamento foi adquirido no âmbito do Prorural+, financiamento FEADER e vem, permitir a substituição de equipamentos existentes com elevado estado de degradação.

NOVOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS ADQUIRIDOS PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO JUVENIL NO ÂMBITO DO PRORURAL+, FINANCIAMENTO FEADER

 

A Instituição C.A.S.A. - Centro de Apoio Social e Acolhimento, Bernardo Manuel da Silveira Estrela, inaugura novo espaço para o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil. Este novo espaço há muito tempo que é uma das prioridades e uma preocupação desta Direção. Temos agora um amplo espaço, bem localizado (centro da Ribeira Grande) e em que cada sala de trabalho ou ateliê estão devidamente equipados. Estes novos equipamentos foram adquiridos no âmbito do Prorural+, financiamento FEADER e vem, permitir um aumento na qualidade de serviços desenvolvidos para e com os nossos jovens.

 

AQUISIÇÃO DE AUTOCARRO NO ÂMBITO DO PRORURAL+, FINANCIAMENTO FEADER

Copyright © 2016 C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela - Todos os direitos reservados